Todas Notícias
VISAT e CEREST fortalecem ações de proteção à saúde dos trabalhadores em Presidente Kennedy
22/06/2026
Capacitação reuniu profissionais da rede municipal de saúde para aprimorar a identificação e a notificação de doenças e acidentes relacionados ao trabalho
A Prefeitura de Presidente Kennedy, por meio da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT), promoveu nesta semana uma capacitação voltada aos profissionais da rede municipal de saúde em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) Regional de Cachoeiro de Itapemirim.
O encontro teve como foco o fortalecimento das ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador no município, ampliando o conhecimento das equipes sobre a identificação, notificação e acompanhamento de agravos relacionados ao ambiente de trabalho.
Durante a reunião, os participantes receberam orientações sobre a importância das notificações dos acidentes e doenças ocupacionais, além de esclarecimentos sobre as diferenças entre a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e os registros realizados pelos serviços de saúde. Também foram discutidos os Distúrbios Relacionados ao Trabalho (DRT) e o papel estratégico dos profissionais na detecção desses casos.
A Saúde do Trabalhador é uma das áreas de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem como missão promover, proteger e recuperar a saúde da população trabalhadora. Por meio da vigilância e do monitoramento das condições de trabalho, o serviço contribui para a prevenção de acidentes, a redução de doenças ocupacionais e a construção de ambientes laborais mais seguros.
Além de garantir assistência adequada aos trabalhadores, as notificações realizadas pelos profissionais de saúde fornecem informações essenciais para o planejamento de ações preventivas e para a elaboração de políticas públicas voltadas à proteção da saúde da população economicamente ativa.
Para a equipe da VISAT, momentos de qualificação como este fortalecem a integração entre os serviços de saúde e ampliam a capacidade do município de identificar riscos, prevenir agravos e promover melhores condições de trabalho para a população.
A iniciativa reafirma o compromisso da Prefeitura de Presidente Kennedy com a promoção da saúde, a valorização dos trabalhadores e o fortalecimento das ações de vigilância, fundamentais para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar da comunidade.